Pages

21 de abril de 2011

Dica de livro - "Mãe Sempre Sabe?"



 Uma dica para ajudar os pais que descobrem que seu filho é homossexual e não sabem onde buscar ajuda,  o  livro "Mãe sempre sabe?" de  Edith Modesto, busca explicar de forma clara as experiências e dificuldades na aceitação em ter um filho gay.  A autora também é escritora de 'Vidas em Arco-Íris' e criadora do Grupo de Pais de Homossexuais (GPH). 



Apesar de Edith frisar o tempo todo que as reações de cada pai e mãe é diferente. Edith é sutil em suas palavras e começa a obra, onde pretende expor os mitos e as verdades sobre pais e seus filhos homossexuais, contando a sua própria experiência.

Para ela, assim como para milhares de mães, o choque de ver "tudo que idealizamos para nossos filhos cair por terra", quando o filho diz que é gay é a princípio, a maior desgraça de todas. "Fui ao chão", conta. Edith, no entanto, se reergueu, foi atrás de explicações, ficou ao lado de seu filho e superou todos os contratempos da tão difícil aceitação. "Uma verdadeira cirurgia sem anestesia", relata.

No livro ela explica os mitos da homossexualidade, tais como: ser gay é uma opção? uma escolha? Homossexuais são pessoas sem caráter? 

"Nós pais temos medo que nossos filhos se tornem travestis. Isso é um pavor que eu tenho até hoje", confessa Edith quando fala sobre identidade de gênero e transexualidade. A parte mais importante de 'Mãe sempre sabe?' é quando a autora explica as fases da aceitação.

A da 'Descoberta' envolve medo, culpa, desespero e frustração. Depois vem a fase da perda, do luto e a fuga. Mais tarde, a da Negação, a das Atitudes de Defesa, quando os pais procuram psicólogos e psicanalistas, a Fase da Conformação e por último a Aceitação. "Muitos pais param no meio do caminho", confessa Edith.

Sempre sóbria e acima de tudo mãe, Edith Modesto consegue responder e ajudar tanto pais como filhos a encarar de frente a Orientação Sexual com um livro baseado em depoimentos emocionados e verdadeiros.

Afinal, mãe sempre sabe? "Não, dizer que mãe sempre sabe a sexualidade de seu filho é mais um mito que cerca a homossexualidade", afirma Edith, em um dos capítulos de seu livro.

Fonte:  A Capa

0 comentários:

Postar um comentário

Visitas

Contador de visitas