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4 de maio de 2011

Turismo LGBT vêm crescendo no mercado



Nos últimos dez anos o Turismo voltado ao público LGBT têm crescido em grandes proporções. As agências de turismo pensando em atender a um público específico viu no público gay uma oportunidade de expandir seus negócios.


O Brasil padece de estatísticas concretas sobre o turismo LGBT, principalmente pelo fato das pessoas omitirem a sua orientação sexual, dado o preconceito. Contudo, o turista LGBT costuma gastar US$ 305,00 a mais do que os demais turistas; inclusive, apontam que estima-se que em Janeiro de 2002, 37 mil turistas do segmento LGBT aportaram em Florianópolis, gastando em média, US$ 50,00 por dia; o que pode ser considerado 30% a mais do que o turista tradicional.

Alguns concordam que é necessária a existência de atendimento diferenciado para que não ocorra um choque cultural; pelo menos, enquanto a sociedade for intolerante e preconceituosa. Por enquanto, e talvez por um bom tempo, somente nos ambientes LGBT os mesmos podem fazer demonstrações de carinho e afeição.
Os profissionais do turismo devem trabalhar com a responsabilidade de satisfazer e realizar os sonhos de seus clientes, independente do gênero (classe, raça/etnia, sexo e religião). Para estes profissionais e os empreendedores do turismo, com visão de futuro, desprovidos de preconceitos e interessados em ampliar seus negócios, eis uma excelente, e pouco explorada, alternativa de investimentos.

 A Parada do Orgulho LGBT de São Paulo é o evento que atrai mais turistas à cidade, e em todo o país só fica atrás do Carnaval do Rio quando se consideram os turistas internacionais. As edições de 2007 e 2010 foram as em que os organizadores estimaram o maior número de participantes: 3,5 milhões de pessoas.

Agora a Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes dá um grande passo e sediará em 2012, na cidade de Florianópolis, a XXVIII Convenção da IGLTA (International Gay and Lesbian Travel Association), o maior encontro de redes hoteleiras, operadores e agentes do turismo LGBT internacional. A conquista se tornou possível por contar com o apoio do Florianópolis Convention Bureau, Santur, e algumas empresas locais como a Pousada Natur Campeche e a operadora Brazil Ecojourneys.


Fonte: Revista Turismo / Wiki / ABRAT- GLS

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