Pages

1 de março de 2012

João Nery, primeiro transexual do Brasil lança autobiografia



O carioca João Nery, conhecido por ser o primeiro transexual do Brasil, está no Recife para lançar, nesta quinta-feira (1º), o seu mais recente livro autobiográfico "Viagem Solitária - Memórias de um transexual 30 anos depois". A publicação, lançada no último mês de outubro, é uma releitura do seu primeiro livro “Erro de Pessoa: João ou Joana?” e a sua continuação.


No primeiro livro, que está esgotado, João contava como se tornou a primeira mulher a virar homem no País. Ele, que nasceu mulher em 1950, sabia desde pequeno que era um menino. Quando o chamavam de "ela", consertava mentalmente para "ele". O pior do que a discriminação, era não entender por que tinha nascido "no corpo errado". Só descobriu o que era transexualidade em 1975, aos 25 anos de idade, quando viajou para a Europa. No Brasil, que vivia o período da Didatura Militar, ninguém falava sobre a assunto e o preconceito, que existe até hoje, era muito maior. Dois anos depois, em 1977, decidiu fazer a cirurgia, considerada ilegal na época. 

Capa do livro de João Nery
"Sabia que precisava encarar a cirurgia, mesmo sendo clandestina no Brasil. O cirurgião plástico que me operou no Rio de Janeiro dizia que não podia ficar insensível a um problema tão sério", conta João. Após duas cirurgias, ele começou a utilizar testosterona, e assim adquiriu pêlos, a voz grossa, a musculatura e a careca. "Por ser o primeiro, me considero uma cobaia. Tenho problemas de saúde (como artrose) que não posso afirmar se estão ligados à minha transformação. Mas tenho orgulho de ter dado o primeiro passo". As cirurgias de mudança de sexo passaram a ser legais no Brasil só em 1997. Desde 2008, o procedimento pode ser realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). "Não podemos negar que essa foi uma grande conquista, mas ainda temos um grande caminho pela frente. 



Apenas cinco hospitais no Brasil realizam o procedimento pelo SUS. A fila de espera é enorme e a burocracia também é grande. São dois anos para avaliar se você é transexual. E em relação à documentação ficamos à mercê da interpretação do juiz", explica. 

No dia 12 de outubro de 2011, João Nery deu uma entrevista exclusiva ao programa "De frente com Gabi", apresentado por pela jornalista Marília Gabriela no SBT. Na ocasião, Nery contou detalhes da sua vida, desde à infância até a terceira idade.  Assista a entrevista completa acessando o link.  


Fonte: Ne10.uol
Edição: A Linha The

0 comentários:

Postar um comentário

Visitas

Contador de visitas